Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

Caracterização Geotécnica dos Solos de Passo Fundo e Erechim, e Geológica da Rocha de Passo Fundo

DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v1n1p11-17

https://seer.imed.edu.br/index.php/revistaec/index 

downloadpdf

Álisson S. Sachetti1, José W. J. Rojas2 & Karla S. Heineck3

  

Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar a caracterização geotécnica dos solos localizados no munícipio de Passo Fundo e Erechim, e geológica da rocha de Passo Fundo, ambas cidades localizadas no norte do Rio Grande do Sul. Desse modo, foram realizados ensaios que envolvem os seguintes parâmetros geotécnicos para o solo: granulometria por sedimentação e peneiramento, limites de Atterberg, densidade real dos grãos, análises químicas e físicas, e por fim o ensaio de compactação, e os seguintes parâmetros geológicos para a rocha: análises petrográficas de lâminas delgadas e fluorescência de raios X. Com o término de toda a caracterização geotécnica e geológica, os materias foram classificados de acordo com sistemas de classificação encontrados em literatura pertinente. Portanto, a série de ensaios e análises realizadas possibilitou a caracterização dos materiais cujos resultados permitem estabelecer as seguintes conclusões: o solos de Passo Fundo e Erechim, quanto à granulometria, classificam-se como argilosos, e a rocha, a partir dos ensaios de fluorescência de raios X constatou-se que se classifica como ácida do tipo riodacito.

Palavras-chave: Caracterização Geotécnica, Caracterização Geológica, Solos Argilosos, Riodacito.

 

1 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenmharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Email: <eng.sachetti@gmail.com>;.
2 Professor da Universidade Federal do Pampa Email: <engrojas@gmail.com>;.
3 Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Email: <00016525@ufrgs.br>;.

 

Literatura Citada

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1986). Amostras de Solo – preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. NBR 6457. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1984). Solo - Determinação da massa específica aparente. NBR 6508. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1984). Solo - Determinação do limite de liquidez. NBR 6459. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1984). Solo - Determinação do limite de plasticidade. NBR 7180. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1984). Solo - Determinação do limite de plasticidade. NBR 7180. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1986). Solo-cimento – Ensaios de compactação. NBR 12023. Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1986). Solos – Ensaio de compactação. NBR 7182. Rio de Janeiro.

Cox, K. G., Bell, J. D.; Pankhurst, R. J. (1979). The interpretation of igneous rocks. London: G. Allen & Unwin, 449 p.

Le Bas, M. J., Streckeisen, A. L. (1991). The IUGS systematics of igneous rocks. Journal of the Geological Society, 148, 825-833.

Montardo, J. P. (1999). Comportamento mecânico de compósitos solo-cimento-fibra: Estudo do efeito das propriedades dos materiais constituintes (Master’s thesis engineering). CPGEC/UFRGS. Porto Alegre. 130p.

Pinto, C. S. (2002). Curso básico de mecânica dos solos. São Paulo: Oficina de Textos. 247 p.

Rojas, J. W. J. (2012). Estudo da resistência, condutividade hidráulica e lixiviação de um solo argiloso cimentado e contaminado. (Doctoral dissertation engineering). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 193 f.

Sachetti, A. S., Rojas, J. W. J., Heineck, S. K., Consoli, N. C. (2011). Caracterização geotécnica e geológica do solo e da rocha do município de Passo Fundo. In Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul, 6, 2011, Passo Fundo. Anais... [CD]. UPF, Passo Fundo.

Skempton, A. W. (1954). The pore pressure coefficients A and B. Géotechnique, London, 4, 143-147.