Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

Estudo do Comportamento de Um Compósito Areia-Fibra em Extensão Axial

DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v2n1p33-39

https://seer.imed.edu.br/index.php/revistaec/index 

downloadpdf

Miguel A. P. Palacios1, Michéle D. T. Casagrande2, Daiane Folle3 & Jonas Anversa4

  

Resumo: O artigo apresenta o estudo do comportamento tensão-deformação de um solo arenoso reforçado e não reforçado com fibras de polipropileno, através da realização de ensaios triaxiais drenados, com extensão axial. Busca-se estabelecer padrões de comportamento que possam explicar a influência da adição de fibras, relacionando-a com os parâmetros de resistência ao cisalhamento e deformação do solo quando submetidos a esforços de extensão. Ensaios triaxiais foram realizados em amostras compactadas a uma densidade relativa de 50%, com 0,5% de teor de fibra de 12 mm de comprimento e 0,03mm de diâmetro. Foram aplicadas tensões efetivas médias iniciais de 20 a 600 kPa. Observa-se uma taxa única de crescimento de resistência a partir do momento em que as fibras são mobilizadas, que independe das tensões efetivas iniciais e se apresenta de forma linear e constante para o solo reforçado. Os resultados foram satisfatórios para aplicação do solo reforçado em obras geotécnicas que estejam sujeitas a cargas de extensão.

Palavras-chave: Fibras de polipropileno, solo reforçado, ensaios triaxiais de extensão.

 

1 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: <crespho@hotmail.com>;.
2 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: <michele_casagrande@puc-rio.br>;.
3 Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo, Brasil. E-mail: <daiane.folle@imed.edu.br>;.
4 Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo, Brasil. E-mail: <jonas.anv@gmail.com>;.

 

Literatura Citada

Bishop, A.W. & Wesley, L.D. (1975) A hydraulic triaxial apparatus for controlled stress path testing. Géotechnique, London, v. 25, n. 4, p. 657-660.

Casagrande, M.D.T. (2001). Estudo do comportamento de um solo reforçado com fibras de polipropileno visando o uso como base de fundações superficiais. Porto Alegre, 95p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UFRGS.

Casagrande, M.D.T. (2005). Comportamento de solos reforçados com fibras submetidos a grandes deformações. Porto Alegre, 219p. Tese de Doutorado – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UFRGS.

Diambra, A., Russell, A.R., Ibraim, E., & Muir Wood, D. (2007). Determination of fibre orientation distribution in reinforced sand. Geotechnique 57(7), 623–628.

Cheng-Wei, C. (2010). Triaxial compression and extension test for fiber-reinforced silty sand. GeoShanghai. International Conference ASCE. Geotechnical Special Publication n° 207 p. 367-375.