Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

O Lúdico na Arquitetura, no Design e na Arte: A Busca por Um Processo Criativo Contemporâneo

DOI: http://dx.doi.org/10.15601/1983-7631/rt.v8n15p103-109

http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec 

downloadpdf

Altivo D. M. Vasconcelos1 & Gabriela M. Barreto2

 

Resumo: Este trabalho tem como objetivo a investigação sobre o design de mobiliário infantil interativo, o espaço arquitetônico e a metodologia do processo criativo. Investiga a construção estética dos elementos que compõem a identidade visual nos ambientes infantis educacionais e nos objetos do design de mobiliário infantil. Indaga se a linguagem lúdica é o elemento que conecta e relaciona estas áreas do conhecimento, e de que forma o processo criativo e a metodologia desenvolvida no projeto favorece o ensino e a participação do aluno.

Palavras-chave: mobiliário infantil interativo; design interativo e processo criativo; metodologia e processo criativo.

 

Abstract: This paper aims to research on the interactive children's furniture design, architectural space and the methodology of the creative process. Investigates the aesthetic construction of the elements of the visual identity in educational environments for children and children's furniture design objects. Asks the playful language is the element that connects and relates these areas of knowledge, and how the creative process and the methodology developed in the project promotes the teaching and student participation.

Key words: children's furniture interactive; interactive design and creative process; methodology and creative process.

 

1 Graduado pela Escola de Arquitetura Izabela Hendrix em 2008 e bacharel em Escultura pela UFMG em 2005. Especialista em sistemas tecnológicos e sustentabilidade aplicados ao ambiente construído pela UFMG. altivo.vasconcelos@izabelahendrix.edu.br
2 Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre pela FAU-USP, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Especialista pela EA-UFMG. É professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Lecionou na PUC-Minas, na Universidade de Itaúna e na Universidade Nove de Julho em São Paulo. gabriela.barreto@izabelahendrix.edu.br

 

Literatura Citada

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Linguagem e arquitetura: o problema do conceito. Revista de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. vol.1, n.1, novembro de 2000. Belo Horizonte: Grupo de Pesquisa "Hermenêutica e Arquitetura" da Escola de Arquitetura da UFMG. Disponível em: <http://www.arq.ufmg.br/ia>. Acesso em 25 jun. 2003.

FREIRE P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1975.

MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar. Arquitetura Lúdica: criança, projeto e linguagem. Tese de Doutorado. Fauusp. São Paulo, 2003.

SANTOS, Roberto Eustáquio. Atrás das grades curriculares: da fragmentação do currículo de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado) – Escola de Arquitetura Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002, p. 225.