Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

Criança Livre ou Artista Mirim? Exposições de Arte Infantil no Paraná (1940-1960)

DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v20n50p49-61

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/index 

downloadpdf

Dulce R. B. Osinski1 & Ricardo C. Antonio2

 

Resumo: Este artigo analisa as exposições de arte infantil no Paraná (1940-1960) como estratégias de afirmação da importância da arte na educação e no desenvolvimento da personalidade da criança. Baseados no conceito de livre-expressão artística, esses eventos tiveram como impulso inicial a passagem por Curitiba, em 1942, da exposição de desenhos de crianças inglesas organizada por Herbert Read. Utilizando como fontes artigos de jornais, fotografias, desenhos infantis, relatórios e documentos institucionais, procurou-se perceber as nuanças desse fenômeno decorrente dos pensamentos de intelectuais modernos. Para eles, o confronto dos espectadores com desenhos e pinturas de crianças promovia a arte como uma atividade de poder transformador, capaz de contribuir para a formação de um ser humano melhor. No entanto, a instituição de concursos e os métodos seletivos adotados inevitavelmente entravam em contradição com as ideias professadas, fazendo crer que, muitas vezes, os parâmetros que prevaleciam expressavam menos a liberdade infantil e mais a maneira de ver dos adultos a respeito dessa liberdade.

Palavras-chave: Exposições de arte infantil; educação em arte; arte no Paraná.

 

Abstract: This article analyzes the children’s art exhibitions in Paraná (1940-1960) as strategies to affirm the importance of art in children’s education and personality development. Based on the concept of free artistic expression, the events were triggered by the exhibit of English children’s drawings brought to Curitiba in 1942, organized by Herbert Read. Using newspaper articles, pictures, children’s drawings, and institutional reports and documents as sources, we sought to understand the nuances of such phenomenon derived from the thoughts of modern intellectuals. To them, the encounter of spectators with children’s drawings and paintings promoted art as a transformative activity, capable of contributing to elicit a better human being. Notwithstanding, the use of contests and other selection methods contradicted the proclaimed ideas, leading to the belief that, often, the prevalente chosen parameters expressed less the children’s freedom and more how adults themselves saw such freedom.

Key words: Children´s art exhibitions; art teaching; art in Paraná.

 

1 Universidade Federal do Paraná (UFPR) dulceosinski@gmail.com
2 Universidade Federal do Paraná (UFPR) r-carneiro@ufpr.br

 

Literatura Citada

ALBIZÚ, Francisco. Exposição de desenhos de escolares da Grã-Bretanha: um conjunto de duzentos quadros de grande valor educativo. Gazeta do Povo, Curitiba, 16 ago. 1942, p. 5.

ARAÚJO, A. Arte paranaense moderna e contemporânea. Curitiba, 1974. Tese ao Concurso para Docência Livre. Universidade Federal do Paraná.

ARAÚJO, A. Emma e Ricardo Koch, arte-educadores e artistas plásticos. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 1988. Catálogo de exposição. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ. Ata do julgamento do Concurso Infantil de Cartazes para o Natal. Curitiba, 21 nov. 1962. Arquivo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1989.

CJAP. Livro de Anotações Diárias. Curitiba, 1959; 1960-1961; 1963-1965; Documento manuscrito.

CJAP. Livro de Atas. Curitiba, 1956-1974. Documento manuscrito.

CLUBE CURITIBANO. Mestre Viaro fala sobre os seus pupilos. Curitiba, v. 1, n.º 8, p. 13, mar. 1951.

CLUBE SOROPTIMISTA DE CURITIBA. Comissão Brasileira de Arte para Amizade Mundial. Arte para a Amizade Mundial. 3a. Exposição Comemorativa ao 6º Congresso Nacional dos Municípios. Curitiba, 1963. Catálogo de exposição.

CLUBE SOROPTIMISTA DE CURITIBA.Ofício n. 674. Solicitação ao diretor do Departamento de Cultura do Estado. Curitiba, 12 mai. 1961. Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

COSTA, Francisco Thiago da. Uma renovação no conceito das exposições escolares. O Dia, Curitiba, 19 dez. 1943, p. 8.

O DIA. Exposição de Desenho Infantil e Juvenil. Curitiba, 25 dez. 1943, p. 7.

O DIA. Exposição de Desenho Infantil e Juvenil. A inauguração. – Solenidade de abertura. Outras notas. Curitiba, 12 dez. 1943, p. 8.

O DIA. Exposição de Desenho Infantil e Juvenil. Curitiba, 16 dez. 1943, p. 3.

O DIA. Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa: O que já fez em pouco mais de um ano de atividades em Curitiba. Curitiba, 14 out. 1943, p. 2.

O DIA. Trabalhos de arte das crianças inglesas. Curitiba, 16 ago. 1942, p. 2.

O ESTADO DO PARANÁ. Entregues os prêmios aos paranaenses laureados no Salão Nacional de Arte Infantil. Curitiba, 21 out. 1962, p. 23.

O ESTADO DO PARANÁ. Exposição de Arte para a Amizade Mundial. Curitiba, 9 jun. 1961, p. 9.

O ESTADO DO PARANÁ. Inaugurada a I Exposição de Arte Infanto-juvenil do SESC. Curitiba, 1 mar. 1963, p. 6.

O ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Um governo exercido por um professor. Curitiba, 19 dez. 1953, p. 78.

FOLHA DE SÃO PAULO. Abre-se hoje na Galeria de Arte da “Folha” o I salão de arte infantil. São Paulo, 21 jun. 1961.

FOLHA DE SÃO PAULO. O Salão de Arte Infantil no Paraná. São Paulo, 16 jan. 1962.

INEP. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

KOCH, Emma. I Exposição Infantil. Curitiba, [1949]. Documento datilografado. Acervo de Tereza Koch.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

LINHARES, Temístocles. A Exposição Infantil de Guido Viaro. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E
CULTURA DO PARANÁ. Instituto de Educação do Paraná. 1ª. Exposição de pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1953. Catálogo de exposição.

LUZ, Nelson. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARANÁ. Instituto de Educação do Paraná. 1ª. Exposição de pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1953. Catálogo de exposição.

MAGNE, Marcel. Le 8e Congrès International de L´enseignemene du Dessin et des Arts Appliqués. In: BULLETIN DE LA SOCIÉTÉ D´ENCOURAGEMENT POUR L´INDUSTRIE NATIONALE. Paris: 1938.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Biblioteca Nacional, 2001.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio; ANTONIO, Ricardo Carneiro. Exposições de arte infantil: bandeiras modernas pela construção do novo homem. Acta Scientiarum Education, v. 32, p. 269-285, 2010.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio; ANTONIO, Ricardo Carneiro. Ensino da arte: os pioneiros e a influência estrangeira na arte-educação em Curitiba. Curitiba: 1998. Dissertação de Mestrado. Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio; ANTONIO, Ricardo Carneiro. A modernidade no sótão: educação e arte em Guido Viaro. Curitiba: Editora da UFPR, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Exposição infantil de artes plásticas. Boletim, Curitiba, Ano I, nº 4, p. 125-126, nov./dez. 1951.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Exposição de desenho e pintura de crianças holandesas. Curitiba, 1 a 16 de set. de 1959. Catálogo de exposição.

PILOTTO, Erasmo. A educação é direito de todos. Curitiba: Max Roesner, 1952.

_____. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARANÁ. Instituto de Educação do Paraná. 1ª. Exposição de pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1953. Catálogo de exposição.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

READ, Herbert. Catálogo da Exposição de Desenhos Escolares da Grã-Bretanha. In: INEP. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

ROCHA, Flora Camargo Munhoz da. As crianças brincam de Portinari. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARANÁ. Instituto de Educação do Paraná. 1ª. Exposição de pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1953. Catálogo de exposição.

ROBINE, Adriano. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARANÁ. Instituto de Educação do Paraná. 1ª. Exposição de pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1953. Catálogo de exposição.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

UNIVERSIDADE DO PARANÁ. 2ª Exposição de Arte Infanto-juvenil: Arte para a Amizade Mundial. Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, out. 1962. Catálogo de exposição.

VIARO, Guido. Relatório do Centro Juvenil de Artes Plásticas ao Departamento de Cultura. Curitiba, 20 dez. 1961.

THISTLEWOOD, David. Herbert Read. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/archive/publications/ThinkersPdf/reade.pdf. Acessoem: 12 ago. 2011.

VIARO, Guido. A propósito de exposições. O Estado do Paraná, Curitiba, 23 mai. 1959, De semana a semana, p. 14.