Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Umesp: Gênese, Compromisso, Memórias

DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v12n20p212-232

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/index 

downloadpdf

Marília C. G. Duran1

 

Resumo: O artigo registra dez anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), sua gênese, objetivos, estrutura curricular e vocação de pesquisa. Trata-se de uma primeira análise desse processo, dos grupos de pesquisa, da produção acadêmica e aponta para os desafios em busca do doutorado.

Palavras-chave: Mestrado em Educação – Objetivos – Produção acadêmica – Grupos de pesquisa

 

Abstract: This article approaches the 10 years of existence of the Postgraduate Program in Education (Masters course), of the Methodist University of São Paulo (Umesp), its origin, aims, curricular frame, research vocation. It is a first analysis on the process, the research groups, the academic production, and it points to the challenges involving a doctorate program.

Key Words: Masters Course in Education – Aims – Academic production – Research groups

 

1 A discussão que apresento não é isenta do fato de que fiz parte do processo de constituição do Mestrado em Educação da Umesp, exercendo as funções de coordenadora, desde 1999 até dezembro de 2006. O Programa obteve, no ano de 2001, sua recomendação pela Capes e em 2007, considerando o triênio 2004/2006, o Programa obteve a nota 4.

 

Literatura Citada

DURAN, Marília Claret Geraes & SANTOS NETO, Elydio dos. Educação e realidade brasileira: 25 obras do século XX no campo da pedagogia. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

RELATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO. Universidade Metodista de São Paulo, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 (mimeo).

SANTOS NETO, Elydio dos. & DURAN, Marília Claret Geraes. Avaliando a avaliação da CAPES: propondo metas. 2004 (mimeo).

SEVERINO, Antonio Joaquim. Fundamentos políticos da avaliação da pósgraduação. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. Grupo Gestor/ Avaliação CAPES. 2001 (mimeo).