Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

EAD na Universidade Metodista de São Paulo: das Concepções às Práticas Pedagógicas

DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v12n19p143-159

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/index 

downloadpdf

Luciano Sathler1 & Adriana B. Azevedo2

 

Resumo: Este artigo busca apresentar a EAD no contexto da Universidade Metodista de São Paulo. Perpassa a trajetória histórica da instituição; a multiplicidade de agentes envolvidos em todos os processos que tornam possíveis o oferecimento, com qualidade, dos cursos na modalidade. Considera as relações de parcerias com os polos de apoio presencial, bem como discute as relações entre educador-educando-conhecimento e a importância da avaliação institucional, do processo de capacitação e da assessoria de elaboração de materiais didáticos como tripé de retroalimentação constante dos processos pedagógicos com vistas a uma aprendizagem colaborativa e mais significativa.

Palavras-chave: Educação a distância – Metodista – Multiplicidade de agentes – Aprendizagem colaborativa

 

Abstract: This article aims at presenting distance education in the context of the Methodist University of São Paulo. It approaches the institution’s historical trajectory and the multiple agents involved in all the processes that allow the offering of good-quality courses in the modality. It considers the partnership relations with the in person support units, as well as discusses the relations between educator-student-knowledge and the importance of the institutional assessment, the capacitation process, and the assistance for the elaboration of didactic resources as a tripod for constant feedback of the pedagogical processes in order to reach a collaborative and more significant education.

Key wordsDistance learning – Methodist University – Multiple agents – Collaborative learning

 

1 Pró-reitor de educação a distância e docente na Universidade Metodista de São Paulo.
2 Assessora pedagógica de educação a distância e docente na Universidade Metodista de São Paulo.

 

Literatura Citada

AZEVEDO, Adriana B.; GONÇALVES, Elizabeth M. A importância da avaliação na implantação de uma prática pedagógica diferenciada. Revista Comunicação e Sociedade, ano 27, n. 44, São Bernardo do Campo, Umesp, 2005.

MERCER, Neil; ESTEPA, Francisco Gonzáles. A educação a distância, o conhecimento compartilhado e a criação de uma comunidade de discurso internacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.