Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

A Repercussão de Uma Bolinha de Papel na Cobertura Eleitoral

DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v17n17p125-137

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/index 

downloadpdf

Fernanda N. Sanglard1

 

Resumo: Este artigo aponta reflexões sobre a cobertura das eleições presidenciais de 2010 realizada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Aliado a isso, traz à pauta dos debates acadêmicos a utilização do site Memória Globo, como estratégia institucional e política. Um dos temas em destaque no site é o “caso da bolinha de papel” envolvendo o então candidato à Presidência da República José Serra (PSDB). E é justamente este episódio que serve de pano de fundo para o paper em questão, por permitir reflexões sobre a cobertura jornalística das eleições no Brasil e as polêmicas que envolvem as escolhas editoriais, a apuração dos fatos e a divulgação dos mesmos na era em que a internet permeia todas as mídias.

Palavras-chave: Eleições; Jornal Nacional; Memória Globo; política; cobertura jornalística.

 

1 Jornalista, Mestre em Comunicação pelo PPGCom UFJF e doutoranda em comunicação pelo PPGCom Uerj.

 

Literatura Citada

BORGES, Juliano da Silva. Webjornalismo: política e jornalismo em tempo real. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. Autor não localizado no corpo do texto

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

GOMES, Taiga Corrêa. A localidade no telejornalismo: um espaço de interação e pertencimento. Anais Intercom Sudeste 2006, Ribeirão Preto, maio 2006.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Disponível em: < http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_29/rbcs29_01.htm> Acesso em: 11 ago 2013.

MEMÓRIA GLOBO. Quem somos. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/quem-somos/>. Acesso em: 4 set. 2013.

MEMÓRIA GLOBO. Caso da bolinha de papel. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/acusacoes-falsas/caso-da-bolinha-de-papel.htm>. Acesso em: 4 set. 2013.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SANGLARD, Fernanda Nalon. A representação da política no Jornal Nacional e a construção das identidades políticas dos jovens juiz-foranos. 2012, 147fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

SILVA, Gislene; KÜNSCH, Dimas A.; BERGER, Christa; ALBUQUERQUE, Afonso. (Org). Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2011.