Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

Liderança e Trabalho em Equipe: Um Estudo de Caso da Equipe de Enfermagem de Um Hospital Geral de Belo Horizonte

DOI: http://dx.doi.org/10.15601/1983-7631/rt.v2n3p83-94

http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec 

downloadpdf

Karla R. Silva1

 

Resumo: O trabalho em equipe é considerado um importante pressuposto para a reorganização do processo de trabalho. Essa modalidade visa uma abordagem mais integral, resolutiva e efetiva frente às atividades coletivas e interdisciplinares. Para a equipe de enfermagem este tipo de trabalho é de fundamental importância e depende de uma liderança capaz de gerenciar os conflitos e anseios que por ventura surgirem. Tal liderança, muitas vezes, eleita pelo próprio grupo, envolve a capacidade de influenciar pessoas. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar o papel das lideranças e sua efetividade para o trabalho no interior de uma equipe assistencial de enfermagem. Os sujeitos da pesquisa em questão são quatro técnicos de enfermagem do setor de atendimento de urgência e emergência de um hospital geral de grande porte, localizado em Belo Horizonte. Uma vez que a questão da liderança apresenta-se, na maioria das vezes, de forma subjetiva, não sendo possível analisá-la em sua plenitude em questionários fechados, optou-se pela utilização da observação participante como principal ferramenta metodológica para coleta dos dados da pesquisa. Com o estudo, pode-se observar que a equipe, de uma forma geral, possui um bom entrosamento e uma postura ético-profissional pertinente ao desenvolvimento da assistência e do cuidado frente ao paciente. No entanto, a observação participante nos revelou a existência de uma liderança autoritária exercida por um dos membros da equipe. Apesar da insatisfação gerada nos demais membros da equipe, essa postura não prejudica o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave: equipe; liderança; enfermagem

 

Abstract: Louis Quéré says that the events appear in the daily surface inaugurating simultaneously the passed and the present and an universe of possibilities. From this perspective, this article analyzes the proposals of the author applied to the film The Insider of Michael Mann and how the press can be generating propayer and creates events.

Keywords: event; press; journalism; the insider

 

1 Mestranda em Ciências da Saúde pela UNINCOR / Betim; Especialista em Atendimento de Urgência e Emergência pré-hospitalar pela Faculdade Estácio de Sá; Graduada em Enfermagem pela PUC-MINAS / Betim. Docente do Instituto Metodista Izabela Hendrix e Enfermeira do SAMU-BH

 

Literatura Citada

INFORMANTE, O (The Insider, Michael Mann, Touchstone Pictures, 1999).

QUÉRÉ, Louis. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. TRAJECTOS, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Departamento de Sociologia. Secção de Comunicação, Cultura e Educação, n.6, p.59-75, Primavera de 2005.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O Acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”, Lisboa, Editora Veja, p.27-33, 1999.