Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

O Papel do Polo na Formação do Aluno EaD

DOI: http://dx.doi.org/10.15603/978-85-7814-338-1.6

 

downloadpdf 

Cláudia M. F. de Toledo1 & Sandra M. de A. Couto2

 

Resumo: O presente artigo tem como principal foco o papel do polo na formação do aluno EaD da Universidade Metodista de São Paulo e trazer algumas considerações a respeito do olhar do coordenador de polo, frente às questões que norteiam o trabalho junto à sede da universidade. Dentro dessa perspectiva, são apresentadas a estrutura do polo e sua organização; a importância da comunicação interligada, eficaz e conexa entre o polo e toda a equipe da Metodista; o fazer pedagógico e administrativo; o trabalho em equipe e a importância da atualização profissional de cada agente do processo de construção do conhecimento e formação do aluno. O coordenador de polo desenvolve o trabalho pedagógico, buscando superar os desafios e aproveitando as possibilidades, a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento e sucesso da educação a distância da Metodista. Dessa forma, o polo é um dos agentes mobilizadores, articuladores e organizadores do processo de ensino a distância da universidade sob as orientações do NEAD – Núcleo de Educação a distância.

Palavras-chave: Educação a distância; Polo de apoio presencial; Coordenação pedagógica

 

1 Pedagoga pelo Centro de Ensino Unificado Bandeirante – São Paulo/SP; Arte Educadora pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila – Lorena/SP; Pós-graduada em educação infantil e alfabetização nas séries iniciais pelo Centro Universitário Claretiano – São José dos Campos/SP e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, é coordenadora pedagógica do polo de apoio presencial da Universidade Metodista de São Paulo em Guaratinguetá.
2 Pedagoga pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Especialista em planejamento, implementação e gestão da educação a distância pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é coordenadora pedagógica do polo de apoio presencial da Universidade Metodista de São Paulo em Petrópolis

  

Dados Catalográficos

Título: Caminhos da Educação a Distância: Uma Década de Democracia, Aprendizagem e Experiência
Organizadora: Adriana B. de Azevedo
Idioma: Português
Ano: 2016
Páginas: 143
ISSN: 978-85-7814-338-1
DOI: http://dx.doi.org/10.15603/978-85-7814-338-1