Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

Observação da Prática Docente: Um Método para Licenciatura

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/978-85-406-0942-6

 

downloadpdf 

Otacilio A. Santana

 

Este ensaio metodológico é uma proposta de um método que engloba três correntes: a análise quantitativa, a análise de saberes, e a análise do sensível / social, com objetivo tecer balizas para a observação da prática docente. Com a junção dessas três análises se tenta aproximar visões realistas e idealistas do pensamento pedagógico, para diagnosticar e apontar rumos a formação do docente. A partir dos operadores teóricos Paulo Freire, Rensis Likert e Jean Kaufmann se pôde elaborar um método de observação da prática docente.

Prática Docente que envolve não só o momento da aula, mas também uma gama de variáveis que passam desde o planejamento docente a avaliação, e todo feedback que turmas anteriores perpassam para turmas posteriores no tempo. E com isso, vai se formando de maneira contínua e inacabada um docente que a cada dia constrói em seu sujeito a arte ou técnica de ensinar (techné didaktiké).

A observação da prática docente é o momento em que o observador / pesquisador, avalia conjuntamente com os alunos da turma, outro docente, e nesse momento em que, como “Ouroboros”, o observador ‘morde sua própria cauda’, se auto avalia, e entra em uma evolução linear, na qual este observatório não deverá cessar, formando um movimento cíclico de auto avaliação e construção.

Para efeitos didáticos o aluno de licenciatura, futuro docente, observador didático e pesquisador pedagógico/educacional, serão denominados neste texto de ‘observador’. Observador, conforme mencionado, que mesmo com diploma de Licenciatura, nunca deixará de estar em um ‘Observatório’ das ações de outros docentes e de sua própria docência. Portanto, este ensaio metodológico poderá ser utilizado em qualquer nível de ensino, na educação básica, superior e de pós-graduação.

Otacilio Antunes Santana

 

Sumário

  1. Ponto de partida
  2. Plurimetodologia, saberes e competências
  3. Método de observação da prática docente
  4. Estudo de caso
  5. Síntese
  6. Referências

  

Dados Catalográficos

Título: Observação da Prática Docente: Um Método para Licenciatura
Organizador(as): Otacilio A. Santana
Idioma: Português
Ano: 2014
Páginas: 50
ISSN: 978-85-406-0942-6
DOI: http://dx.doi.org/10.12702/978-85-406-0942-6