Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Bacias Hidrográficas e Gestão Ambiental Integrada Através de SIG


 

downloadpdf

Talita F. F. de Sá1, Paulo R. M. Francisco2 & José F. da Costa Filho3

 

Resumo: As bacias hidrográficas constituem unidades ambientais de fundamental importância e os recursos naturais que a compõem, solo, água, vegetação e o meio que a circunda, estão em constantes mudanças em resposta à evolução natural e as atividades humanas. Sua gestão eficiente é um fator básico e fundamental para o planejamento e uso racional de seus recursos naturais, principalmente o manejo eficaz da água que é de vital importância para os seres vivos. O presente trabalho objetivou gerar um sistema de informações geográficas para gestão e planejamento de bacia hidrográfica. Obteve-se como resultado deste trabalho a validação do aplicativo gvSIG para a determinação de parâmetros morfométricos da bacia hidrográfica de Vaca Brava.  Para a gestão e planejamento integrado de uma Bacia Hidrográfica, a criação de um Sistema de Informações Geográficas, foi uma ferramenta eficiente e de fácil manipulação. A utilização de imagens no SIG possibilitou uma melhor visualização tornando mais fácil a atualização das informações.  A abrangência do uso de agrotóxicos e sua influencia na água captada pela bacia hidrográfica foi de 79,5% do total dos produtores entrevistados. O acumulo de lixo foi de 70,59% do total dos entrevistados que esperam que o volume a ser queimado aumente e com a ocorrência de chuvas é acrescida do chorume levado pelos lençóis freáticos ao leito principal da bacia.

Palavras-chave: água, planejamento, sistema de informação geográfica

 

1 Doutoranda em Agronomia, UFPB, Areia, PB. Email: talita_filgueira@hotmail.com
2 Doutorando em Engenharia Agrícola, UFCG, Campina Grande, PB. Email: paulomegna@ig.com.br
3 Prof. Dr. Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Solos e Engenharia Rural, Areia, PB. Email: costafi@cca.ufpb.br

 

Literatura Citada

Batistella, M; Moran, E. F. Geoinformação e monitoramento ambiental na América Latina. Editora SENAC. São Paulo, 2008.

Brasil Neto, F. T. Potencial produtivo e degradação das terras das sub-bacias hidrográficas Jardim e Olho D’agua (Projeto Vaca Brava), Areia-PB. 53f. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) Universidade Federal da Paraíba, CCA, Areia-PB. 2001.

Santos, A. C. dos; Candeias, A. L. B.; Salcedo, I. H. Tematização do Relevo da Microbacia Hidrográfica de Vaca Brava, PB. Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. UFSC, Florianópolis, 2002.