Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

A Dimensão Ambiental na Construção de Indicadores de Sustentabilidade para o Programa Cisternas Rurais


 

downloadpdf

Maria J. dos Santos1, Rafael C. Meneses1, Bernardo A. G. Silva1 & Inajá F. Souza1

 

Resumo: O Programa Um Milhão de Cisternas Rurais é uma ação tecnologia utilizada para minimizar os efeitos da irregularidade de oferta da água no Semiárido brasileiro. Estudar e avaliar políticas de desenvolvimento exige discorrer-se sob uma ótica sistêmica que permita apreender as interações em suas diversas dimensões. O objetivo deste trabalho é propor um sistema de indicadores de sustentabilidade na dimensão ambiental para o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido. Os resultados referentes ao grau de satisfação e cuidados com a cisternas apresentaram índices altos, porém, principalmente a não utilização da bomba para retirar água da cisterna por todos os entrevistados causa do comprometimento da saúde população. Conclui-se ser factível a elaboração de um sistema de avaliação do Programa por meio de indicadores de sustentabilidade para a verificação multidimensional exigida em diferentes escalas, em particular no âmbito local.

 

1 Química Pesquisadora Doutora da Universidade Federal de Sergipe, CCBS/DBI/Laboratório de Ecologia Sustentabilidade Educação Ambiental. aquatunem@yahoo.com.br

 

Literatura Citada

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Agenda 21. 2a. ed. Brasília: Senado Federal, Sub Secretaria de Edições Técnicas, 1997.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Draft Synthesis Report Group on State of Environment workshop on Indicators for Use in Enviromental Performance reviews. Doc ENV/EPOC/SE, Paris, 2000.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano-RDH. 2006.