Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Diagnóstico de Patologias em Calçadão de Concreto para Captação de Água de Chuva e Alternativa de Solução1


 

downloadpdf

Paulo R. L. Lima2 & Silvaney S. Souza3

 

Resumo: As cisternas para armazenamento de água da chuva tem sido uma das principais tecnologias sociais utilizadas no semiárido para manutenção do homem no campo, visto que em períodos de seca, e mesmo nos períodos de chuva, é a única fonte de abastecimento de água potável em muitas regiões. A cisterna calçadão disponibiliza água para produção de alimentos e criação animal e complementa a sobrevivência no semiárido ao prover uma alternativa de desenvolvimento econômico No entanto, devido à pouca experiência dos construtores com esse tipo de tecnologia, que seja uma extensa placa de concreto simples apoiada diretamente sobre o solo, muitos dos calçadões construídos tem apresentado problemas de fissuração que limitam a capacidade de captação de água. Neste trabalho, objetivou-se identificar e diagnosticar as principais patologias existentes em calçadões de concreto construídos em três municípios do semiárido baiano e pernambucano. A formação de fissuras devido a variação térmica foi a principal patologia encontrada, sendo identificados também problemas de retração por secagem e afundamentos no piso. A forma de produção do calçadão, a deficiência de dosagem dos materiais e a inexperiência dos pedreiros com esse tipo de elemento construtivo estão entre as principais causas associadas às patologias. A proposição de uma solução alternativa de construção é apresentada com vistas a melhoria da qualidade deste sistema de captação de água da chuva.

Palavras-chave: chuva, captação in situ, concreto, durabilidade

 

1 Projeto Financiado pelo CNPq (Processo no. 310807/2010-7)
2 Professor Titular. Programa de os-graduação em Engenharia Civil e Ambiental/Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana-BA. 44030-900. Fone: (075) 3161-8310, e-mail: lima.prl@pq.cnpq.br
3 Supervisor. Pesquisador da APAEB Serrinha

 

Literatura Citada

Associação Nacional de Pisos em Concreto de Alto Desempenho (ANAPRE). A retração do Concreto. Boletim 16. 2009.

Controladoria Geral da União (CGU). Relatório de Auditoria Anual de Contas No 243946, 2009.

Diaconia. Cisterna Calçadão 52.000 litros: Série Compartilhando Experiências / texto: Mário Farias, Joseilton Evangelista, Adriana Connolly - coordenação do projeto: Joseilton Evangelista,Mário Farias e Leonardo Freitas. -- Recife: Diaconia, 2008. 49p.

Lima, P.R.L.; Leite, M.B.; Souza, S.S.; Lima, J.M.F. Avaliação e aprimoramento de cisternas de placas usadas no semiárido para armazenamento de água da chuva. In: Semiárido: Edital temático de apoio a pesquisas voltadas à resolução de problemas do semiárido baiano -2007. Salvador, BA: FAPESB, 2012. P-39-46.

Mendez et al. The effect of roofing material on the quality of harvested Rainwater. Water research. 45 (2001). P.2049-2059

Naggar, O.M. Rural rainwater harvesting: concepts, techniques and social & economics impacts. 2006. 6p. Disponivel em: http://ipac.kacst.edu.sa/edoc/2006/157176_1.pdf. Acesso em 15 de junho de 2012.

Tribunal de Contas da União (TCU). Avaliação da Ação Construção de Cisternas para Armazenamento de Água/Tribunal de Contas da União ; Relator Ministro Guilherme Palmeira. – Brasília : TCU, Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo, 2006. 44 p.

Tribunal de Contas da União (TCU). Relatório de auditoria operacional na ação de construção de cisternas para armazenamento de água – 2º monitoramento: TC nº 027.314/2009-5. 2010. 54p.

United Nations Environment Programme (UNEP). Sourcebook of Alternative Technologies for Freshwater Augumentation in Some Countries in Asia. Disponivel em http://www.unep.or.jp/ietc/Publications/techpublications/TechPub-8e/rainwater1.asp. Acesso: 16 de junho de 2012.

Zhu, K., Zhang, L., Hart, W. Liu, M., Chen, H. Quality issues in harvested rainwater in arid and semi-arid Loess Plateau of northern China. Journal of Arid Environments 57 (2004) p.487-505