Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Formulação de uma Metodologia para Avaliar o Programa um Milhão de Cisternas Rurais


 

downloadpdf

Maria J. dos Santos1, Lincoln E. de Araújo, Ariosto G. Santos & Bernardo B. Silva

 

Resumo: O Programa Um Milhão de Cisternas Rurais é uma ação tecnologia utilizada para minimizar os efeitos da irregularidade de oferta da água no Semiárido brasileiro. Estudar e avaliar políticas de desenvolvimento sejam governamentais ou não governamentais exige discorrer-se sob uma ótica sistêmica que permita apreender as interações em suas diversas dimensões. Este trabalho constitui parte do esforço de contribuir para a melhoria da gestão e execução do P1MC, com o objetivo mais amplo de melhorar seu desempenho na perspectiva da institucionalização da função avaliação e monitoramento como parte de seu gerenciamento. Os resultados revelaram ser factível a elaboração de um sistema de avaliação do Programa por meio de indicadores de sustentabilidade para a verificação multidimensional exigida em diferentes escalas, em particular no âmbito local.

 

1 Química Pesquisadora Doutora da Universidade Federal de Sergipe, CCBS/DBI/Laboratório de Ecologia Sustentabilidade Educação Ambiental. aquatunem@yahoo.com.br

 

Literatura Citada

ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO/ASA. Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais. Anexo II do Acordo de Cooperação Técnica e Financeira FEBRABAN e AP1MC, 2003.

BELLEN, H. M. van. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

DELAI, I.; TAKAHASHI, S. Elementos fundamentais para escolha dos Sistemas de Mensuração do Desenvolvimento Sustentável. Seminários em Administração FEA-USP, 2006, São Paulo. SEM EAD, 2006.

KRAUSE, G. A. A natureza revolucionária da sustentabilidade. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997, p.15-19.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Draft Synthesis Report Group on State of Environment workshop on Indicators for Use in Enviromental Performance reviews. Doc ENV/EPOC/SE, Paris, 2000.