Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Discalculia: Um Desafio ao Ensino da Matemática


 

downloadpdf

Suzana V. de G. Costa1 & Ivana A. M. de Azevedo2

 

Resumo: O presente artigo aborda uma dificuldade de aprendizagem específica no ensino de Matemática denominada Discalculia. Percebe-se que o uso de habilidades matemáticas como somar, subtrair, dividir, multiplicar, raciocinar logicamente, etc., estão totalmente ligados ao nosso dia a dia, dominar tais conceitos é fundamental para se viver bem em sociedade. No entanto, para se compreender a discalculia considera-se relevante entender ‘como' acontece a aprendizagem e o que acontece quando ela não acontece de maneira efetiva. Para tanto, foi realizado uma análise bibliográfica e um estudo de caso com um aluno de treze anos que cursa o 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipalizada. Por meio de entrevistas e observações, percebeu-se que o aluno apresenta sinais de discalculia e precisa de ajuda psicopedagógica para ter uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave: aprendizagem, dificuldade de aprendizagem, discalculia

 

1 Especializanda do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UniEvangélica de Anápolis-GO
2 Orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 

Literatura Citada

AQUINO, Júlio Groppa. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. Editora Summus. São Paulo, 1997.

BRASIL (1998). Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais matemática. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 06 de julho de 2012.

CORREIA, Luís de Miranda e MARTINS, Ana Paula. Dificuldade de Aprendizagem. Que são? Como entendê-las? Biblioteca Digital, Coleção Educação, Editora Porto. http://www.educare.pt/BibliotecaDigitalPE/Dificuldades_de_aprendizagem.pdf. Acesso em: 03/07/2012.

COUTINHO, Maria Tereza da Cunha, MOREIRA, Mércia. Dificuldades de aprendizagem. In: Psicologia da Educação. 1. ed. São Paulo, Editora Formato, 2004.

Dificuldades de Aprendizagem da Matemática: Discalculia, Acalculia e Pseudo-Discalculia. Disponível em: http://discalculicos.blogspot.com.br/2007/10/ Acessado em 06 de julho de 2012.

DOMINGUES, Maria Aparecida. Desenvolvimento e Aprendizagem: O que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra. Canoas, 2007.

FONTANA, David. Psicologia para professores. Edições Loyola, São Paulo, 1998.

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: Linguagem, leitura, escrita e matemática. Editora Artmed. Porto Alegre, 1998.

MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. Editora Unesp. São Paulo, 2009.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Desenvolvimento e aprendizado. In: Vygotsky- Aprendizado e Desenvolvimento-Um Processo Sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky- a relevância do social. Editora Summus. São Paulo, 2001.

RACCANELLO, Ana Maria. Diagnóstico Operatório. In: Manual de aplicação e avaliação. Curitiba- PR. Editora Sol na Caixa, 2002.

SMITH, Corinne, STRICK, Lisa. Entendendo as dificuldades de aprendizagem. In: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre-RS: Artmed, 2001.

VASCONCELOS, Mário Sérgio. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 1996.

VISCA, Jorge. Técnicas Projetivas Psicopedagógicas. Buenos Aires: Edición Del Autor, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A Formação Social da Mente. Tradução: José Cipolla Neto (et’ al.). São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000.