Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Trocas Gasosas e Crescimento do Girassol sob Irrigação com Água Salina, Biofertilizante e Adubo Mineral

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a745

 

downloadpdf

A. L. R. Neves1, C. F. Lacerda2, A. M. E. Bezerra3, C. H. C. de Souza4, J.  A. Silva5 & L. dos S. Maia6

Resumo: No ramo da floricultura, segundo Huang (1995), o girassol vem se despontando por ser uma alternativa de oferta de produto de ciclo curto, cores contrastantes e fácil identificação pelo consumidor. Foram avaliados a condutância estomática, a fotossíntese e a transpiração em folhas de girassol cv. Sunbright e o seu crescimento, sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação (CEa), doses de biofertilizante bovino líquido e adubação mineral, em experimento conduzido em ambiente protegido da UFC, entre março e abril de 2013. Usou-se a inteira aleatorização, testando 2 níveis de salinidade da água de irrigação (0,8 – controle e 3,1 dS m-1), 4 doses de biofertilizante bovino líquido (0; 10; 20 e 30%) e presença e ausência de adubação mineral, em esquema fatorial 2 x 4 x 2, com 4 repetições. A salinidade não afetou as trocas gasosas do girassol aos 60 DAT. A condutância estomática, fotossíntese e transpiração foram influenciadas ao nível de 5% de probabilidade pelo fator isolado biofertilizante aos 30 e 60 dias após o transplantio. A altura, diâmetro e área foliar foram influenciados pela interação dos fatores salinidade x biofertilizante bovino x adubação mineral, bem como a matéria seca da parte aérea, da raiz e total.

Palavras-chave: ornamental, salinidade, nutrição mineral

 

1 Doutora, Bolsista PNPD, UFC, e-mail: leilaneves7@hotmail.com
2 Doutor, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola, UFC, e-mail: cfeitosa@ufc.br
3 Doutor, Professor do Departamento de Fitotecnia, UFC, e-mail: esmeraldo@ufc.br
4 Doutor, Bolsista PNPD, UFC, e-mail: sousaibiapina@yahoo.com.br
5 Estudante de Graduação em Agronomia, UFC, e-mail: adrianoagronomia@yahoo.com.br
6 Estudante de Graduação em Agronomia, UFC, e-mail: lilianne_maia@hotmail.com

 

Literatura Citada

AYERS, R.S.; WESCOT, D.W. A qualidade da água na agricultura. Tradução de H.R. Gheyi, J.F. de Medeiros e F.A.V. Damasceno. Campina Grande, UFPB, 1999. 153p.

LACERDA, C.F. Estratégias de manejo do sistema solo-água-planta sob condições de salinidade. In: Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Fortaleza, SBCS, 2009 (PALESTRA).

REGO, J. L.; OLIVEIRA, E. L. L.; CHAVES, A. F.; ARAÚJO, A. P.; BEZERRA, F. M. L.; SANTOS, A. B.; MOTA, S. Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.9, (Suplemento), p.155-159, 2005.

RHOADES, J.P.; KANDIAH, A.; MASHALI, A.M. Uso de águas salinas para a produção agrícola. Trad.: GHEYI, H.R.; SOUSA, J.R.; QUEIROZ, J.E. Campina Grande: UFPB, 2000. 117p.