Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Recuperação da mata ciliar do Assentamento Vale do Lírio, São José de Mipibu, RN

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/VIII.SimposFloresta.2014.69-659-2 

 

downloadpdf

José A. da S. Santana1, Wanctuy da S. Barreto1 & José G. A. Maia Júnior1

 

Resumo: O plantio de espécies florestais arbóreas nativas foi realizado com o objetivo de revegetar a área da nascente do Córrego Passagem de Cavalos, uma importante fonte hídrica do Projeto de Assentamento Vale do Lírio, no município de São José de Mipibu, RN. O plantio foi realizado em uma área de 0,5 ha em volta da nascente, onde foram plantadas 750 mudas de Caesalpinia echinata, Mimosa caesalpiniaefolia, Tapirira guianensis, Vitex polygama, Handroanthus serratifolia, Sterculia chicha, Ceiba speciosa e Erythrina velutina no espaçamento de 2 m x 2 m. Decorridos noventa dias do plantio observou-se que, apesar das condições de solo degradado e com plantio realizado fora da estação chuvosa, as espécies apresentaram elevado índice de sobrevivência, chegando a 93,6%, com as pioneiras S. chicha, C. speciosa e E. velutina apresentando melhor desempenho em termos de altura e E. velutina com o maior diâmetro ao nível do solo. Mesmo sendo considerada rústica e com elevada plasticidade, M. caesalpiniaefolia apresentou maior índice de mortalidade, provavelmente causado pela reduzido volume do substrato das mudas e, apesar de ser considerada como uma espécie exigente em termos de fertilidade do solo, C. echinata mostrou adaptação ao ambiente, com boa formação de copa e elevada sobrevivência.

Palavras-chave: área degradada, assentamento rural, nascente de lagoa, revegetação

 

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (augusto@ufrnet.br; wwcctt@yahoo.com.br; gibamaia@hotmail.com)

 

Literatura Citada

AGUIAR, F. F. A.; BARBEDO, C. J. Efeito de fatores ambientais no crescimento de mudas de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.). Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Jundiaí-SP, v.2, n.1, p.26-32, 1996.

FERREIRA, R. A. et al. Restauração de mata ciliar na região do Baixo São Francisco. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA FAP-SE, 2., 2004. Aracaju. Anais... Aracaju: FAP-SE, 2004. CD ROM.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE - IDEMA. Perfil do Seu Município, São José de Mipibu. Natal: SEMARH, 2013. 19p.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 1992, 368p. 

PEREIRA, J. S. et al. Avaliação do índice de sobrevivência e crescimento de espécies arbóreas utilizadas na recuperação de área degradada. Revista Geonorte, Manaus-AM, v.1, n.4, edição especial, p.138–148, 2012.

SANTANA, J. A. S. Projeto de recuperação de área degradada no Projeto de Assentamento Vale do Lírio, São José de Mipibu, RN. Natal: UFRN. 2009. 35p. (Relatório de Pesquisa).