Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Avaliação biomecânica de trabalhadores no processo de abastecimento de blocos cerâmicos, Parelhas-RN

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/VIII.SimposFloresta.2014.76-704-1 

 

downloadpdf

Talita G. F. Rocha1, Maraísa C. Ferreira1, Rosimeire C. dos Santos1 & Juliana L. do Canto1

 

Resumo: A indústria cerâmica vermelha é muito importante para a economia do Rio Grande do Norte e para a economia dos municípios onde estão instaladas, no entanto, essa atividade tem sido associada a condições de trabalho desfavoráveis, necessitando de uma maior valorização, profissionalização e organização. Diante isso, este trabalho objetivou realizar uma avaliação biomecânica do trabalhador a partir da identificação e da análise das posturas típicas adotadas na atividade de abastecimento de blocos cerâmicos em forno do tipo “caipira” durante a fase de queima dos materiais. Assim, realizou-se o registro das posturas de trabalho adotadas por dois trabalhadores por meio de fotografias e filmagens. As posturas típicas foram identificadas e analisadas pelo método OWAS (“Ovako Working Posture Analysing System”). Foram identificadas quatro posturas típicas na execução da atividade de abastecimento de blocos cerâmicos em forno do tipo “caipira” antes da etapa de queima, sendo classificadas em diferentes categorias pelo do método OWAS, sendo a postura mais crítica foi no momento do manuseio e a movimentação da carga das telhas, por exigir uma sobrecarga da coluna lombar, necessitando de medidas corretivas para a correção da postura inadequada.

Palavras-chave: ergonomia, postura, OWAS

 

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (talitageorocha@yahoo.com.br; marabio_rn@hotmail.com; meire_caico@yahoo.com.br; jlcanto@terra.com.br)

 

Literatura Citada

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blucher, 1990. 465 p.

KARHU, O.; KANSI, P.; KUORINKA, P. Correcting working postures in industry: a practical method for analysis. Applied Ergonomics, v. 8, n. 4, p. 199-201, 1977. <http://dx.doi.org/10.1016/0003-6870(77)90164-8>.