Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Distribuição do crescimento radial intra anual de Pinus elliottii sob diferentes fertilidades em solo arenoso

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/VIII.SimposFloresta.2014.18-502-2 

 

downloadpdf

Pierre A. Bellé1 & Paulo R. Schneider1

 

Resumo: Objetivou-se avaliar e determinar a influência da fertilidade na distribuição do crescimento de P.elliottii Engelm. O experimento foi realizado em vasos de 7 litros, em um neossolo quartzarenico tendo quatro tratamentos: adição de fertilizante NPK, adição de matéria orgânica de serapilheira de Pinus, adição de NPK e matéria orgânica e testemunha, cada qual com 16 repetições. O experimento foi conduzido durante nove meses e o crescimento em diâmetro do colo monitorado mensalmente. Os dados foram analisados por meio de análise de covariância e teste de médias do diâmetro ao final do experimento. Os tratamentos com NPK tiveram o maior desempenho em diâmetro do colo final, a análise de covariância acusou semelhança dos ângulos dos modelos lineares nos crescimento relativo dos tratamentos, porém com nível intercepto (b0), sendo significativamente diferente. Estes resultados confirmaram a mudança no padrão de distribuição dos incrementos influenciada pela fertilidade do solo.

Palavras-chave: Diâmetro, Fertilidade, Incremento.

 

1 Universidade Federal de Santa Maria (pierreandrebelle@gmail.com; schneider.paulorenato@gmail.com)

 

Literatura Citada

BELLÉ, P. A. Influência da disponibilidade hídrica e do preparo do solo no crescimento de Pinus elliottii Engelm cultivado em neossolo quartzarênico. 2014 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2014.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA– EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2.ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Brasília: Sistema de Produção de Informação, 2006. 306p.

VAN DER WERF, G.W. et. al. The impact of the 2003 summer drought on the intra-annual growth pattern of beech (Fagus sylvatica L.) and oak (Quercus robur L.) on a dry site in the Netherlands, Dendrochronologia, v. 25, n. 2, p.103–112, 2007. <http://dx.doi.org/10.1016/j.dendro.2007.03.004>.

STERBA, H. Waldschaden und zuwaks. In: ULRICH, B. (Ed.). Internationaler Kongreβ Waldschadenforschung. Wissenstand und Perspektiven. Friedrichshafen: Kremforschungszestrum Karlsruhe GmbH, 1990. p. 61-80.t.