Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Avaliação de extrato de fumo no tratamento de sementes de Inga edulis Mart.

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/VIII.SimposFloresta.2014.211-637-1

 

downloadpdf

Jordânia X. de Medeiros1, Girlânio H. da Silva1, Talytta M. Ramos1 & Assíria M. F da N. Lúcio1

 

Resumo: Dentre os patógenos veiculados pelas sementes de Inga edulis Mart. estão fungos do gênero Aspergillus sp., que podem causar tombamento e morte de plântulas, podridão de raízes, dentre outros. Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do extrato de fumo na redução da incidência de fungos associados às sementes de ingazeira. Foram utilizadas 200 sementes divididas em dois tratamentos de 100 sementes e subdivididas em 10 repetições. As sementes foram imersas em diferentes concentrações de solução extrato de fumo, em seguida aplicou-se o método Blotter test, e encubadas em placas de Petri descartáveis e, avaliados após 10 dias, os efeitos do extrato de fumo sobre a aparição dos mesmos nas sementes em tais concentrações: de T1 - 0% (água destilada), T2 - 100% (extrato de fumo). Sendo avaliada quanto à percentagem de incidência dos fungos. As análises estatisticas demonstraram diferenças significativas entre os tratamentos. O extrato de fumo reduziu a incidência de fungos nas sementes de ingá. Diante disso, pode-se concluir que é recomendável o uso de extrato de fumo com concentração de 100% para reduzir a incidência fúngica presentes em sementes de Ingá.

Palavras-chave: Patologia; Qualidade; Sanidade

 

1 Universidade Federal de Campina Grande (jordaniaxm@gmail.com; girlanio_holanda@hotmail.com; talyttaengflorest@hotmail.com; amfnobrega@hotmail.com)

 

Literatura Citada

LUCCA FILHO, O. A. metodologia dos testes de sanidade de sementes. In: SOAVE, J.; WETZEL, M.M.V.S. (Eds.). Patologia de sementes. Campinas: Fundação Cargill, 1987. p. 276-298.

MACHADO, J. da C. Patologia de sementes: fundamentos e aplicações. Brasília, Ministério da Educação. Lavras: ESAL/FAEPE, 1988. 107p.

SOUZA, P. F. et al. Atividade antifúngica de diferentes concentrações de extrato de alho em sementes de ingá (Inga edulis). Revista Verde, Mossoró-RN, v.5, n.5 (número especial), p.8-13, 2010. Disponível em: <http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/viewFile/485/pdf_64>. Acesso em 21 jul. 2014.

PENNINGTON, T.D. The genus Inga: Botany. Richmond: The Royal Botanic Gardens, Kew, 1997. 844 p.