Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

Resistência ao embutimento da madeira de Corymbia citriodora Hill & Johnson em diferentes idades, utilizando pinos metálicos

DOI: http://dx.doi.org/10.12702/VIII.SimposFloresta.2014.223-671-3

 

downloadpdf

Carolina N. Xavier1, Alexandre M. do Nascimento1, Carlos E. S. da Silva1, Pablo V. dos Santos1, José H. C. Pace1 & Alexandre M. de Carvalho1

 

Resumo: A resistência da madeira ao embutimento é um dos fatores levados em consideração durante o dimensionamento de ligações numa estrutura de madeira, visando à segurança, pois a ligação é um ponto critico, sendo essencial o estudo dos esforços mecânicos envolvidos. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a resistência da madeira de Corymbia citriodora, ao embutimento, de dois pinos metálicos, parafuso e barra rosqueada, nas idades de 17 e 64 anos. Para isso, os ensaios realizados seguiram a ABNT NBR 7190:1997. Os resultados da resistência ao embutimento demonstraram que, quando se utiliza parafuso a resistência possui maior valor comparado a barra rosqueada. Outro fator que influenciou na resistência ao embutimento foi a idade da madeira, visto que o resultado do ensaio de embutimento da madeira com 64 anos de idade, tanto para parafuso como para barra rosqueada, apresentaram maiores valor de resistência.

Palavras-chave: barra rosqueada; ligação estrutural, parafuso

 

1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ncarolx@gmail.com; amn@ufrrj.br; c.eduardo_silveira@yahoo.com.br; pabloufrrj@hotmail.com; josehcpace@gmail.com; amcarvalho.ufrrj@gmail.com)

 

Literatura Citada

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: Projetos de estruturas de madeira. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. 107p.

ALMEIDA, P. A. O. Estruturas de grande porte de madeira composta. 1990. 280f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 1990.

ALMEIDA D.H. et al. Análise das resistências ao embutimento e à compressão em madeiras de reflorestamento. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MADEIRA E ESTRUTURAS DE MADEIRA, 13., 2012, Vitória-ES. Anais... Vitória-ES: UFES;IBRAMEM, 2012. CD ROM.

NASCIMENTO A. M. et al. Resistências à compressão e ao embutimento, e densidade das madeiras de Corymbia citriodora, Eucalyptus pellita E Eucalyptus paniculata. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MADEIRA E ESTRUTURAS DE MADEIRA, 13., 2012, Vitória-ES. Anais... Vitória-ES: UFES; IBRAMEM, 2012. CD ROM.

STAMATO, G. C., CALIL JÚNIOR. C. Resistência ao embutimento da madeira compensada. Caderno de Engenharia de Estruturas, São Carlos-SP, v. 4, n. 18, p.49-76, 2002.