Купить СНПЧ А7 Архангельск, оперативня доставка

crosscheckdeposited

O Homem Contemporâneo e os Dispositivos de Fuga no Discurso de Bernardo Carvalho1

DOI: http://dx.doi.org/10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n3p143-152

http://www.uniandrade.br/revista-scripta-alumni.php 

downloadpdf

Rafael B. V. da Silva2

  

Resumo: Com o emprego de algumas ferramentas linguísticas, como a análise do discurso, analisa-se o texto de Bernardo Carvalho, em especial a obra O sol se põe em São Paulo. O autor explora as formas que seus personagens encontram para "fugir" de uma realidade de pressões cotidianas, como necessidade de enquadramento social, corrida por dinheiro, entre outros. Toda essa pressão necessita de um escape, daí o estudo de estratégias de fuga neste trabalho. Uma breve diferenciação entre língua, linguagem e fala é estabelecida. Deve-se deixar claro, porém, que o objeto de estudo deste texto não é elucidar ou conceituar os três eixos da comunicação, tampouco ficar preso à comunicação direta, mas ressaltar a interação que o leitor deve ter com a obra.

Palavras-chave: Poética contemporânea. Infoglut. Análise do discurso. Romance brasileiro.

 

1 Trabalho orientado pelos professores Benedito Costa Neto e Verônica Daniel Kobs.
2 Graduando do Curso de Letras do Centro Universitário Campos de Andrade. E-mail: rafaelbaduy@hotmail.com

 

Literatura Citada

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9.ed. Trad. Michel Lahud e Yara Fratesqui Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999.

CARVALHO, B. A vida de um homem normal. In: BARBOSA, A. B. et al. Boa companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CARVALHO, B. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FERNANDES, P. Deficiente, não! Diferente: a luta dos surdos pelo reconhecimento de sua identidade linguística e cultural. Campinas: Unicamp 2006. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=20774>. Acesso em: 12 out. 2009.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 10.ed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004.

FOUCAULT, M. Nietzche, Freud e Marx. Trad. Jorge Lima Barreto e de Maria Cristina Guimarães Cupertino. São Paulo: Landy, 2000.

PETERSON, T. [Sem título]. Disponível em: <http://www.computerworld.com/action/article.command=viewArticleBasic&articleId=82314&pageNumber=1>. Acesso em: 12 mar. 2009.

UNICAMP. Supletivo em rede: Texto de apoio. Disponível em: <http://ead1.unicamp.br/e-lang/supletivo/c1a0p.php?c=1&ati=7&ativa=0&tipo=p&titulo=Noo%20de%20Interlocuo>. Acesso em: 01 nov. 2009.